Câncer de próstata x obesidade

Homens acima do peso agora têm mais um motivo para se preocuparem com o excesso de gordura: eles têm duas vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata, segundo uma pesquisa realizada por cientistas australianos e publicada pela Revista Internacional do Câncer.
A quantidade de células de gordura e os hormônios são os responsáveis pelo desenvolvimento da doença. O excesso de gordura desequilibra o metabolismo, alterando também os níveis de testosterona e fazendo com que as células saudáveis sejam agredidas e transformadas em precursoras de um tumor.
Os especialistas recomendam que o ideal, nesse caso, é a prevenção. Uma alimentação saudável aliada à prática regular de exercícios físicos é essencial para o controle da obesidade e ajuda a evitar não somente o câncer de próstata, como uma série de outras doenças.
Além disso, dados recentes do INCA (Instituto nacional do Câncer) mostram que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e o sexto tipo mais prevalente no mundo.
Diante da alta incidência, tão importante quanto a prevenção está o diagnóstico precoce da doença. Para esse tipo de tumor, a medicina conta com alternativas cada vez menos dolorosas.
Agora vocês, homens, já tem mais um bom motivo para se preocuparem com sua saúde e boa forma. Vamos! Não fique aí parado e cuide já de sua saúde: vá ao médico, faça exames, cuide da alimentação e pratique alguma atividade física.
Compartilhe!!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.