Hipertensão Arterial – uma breve explicação de uma doença muito comum

No nosso dia a dia trabalhando com saúde em empresas, verificamos que há um grande número de colaboradores hipertensos (pessoas que possuem essa doença) nessas organizações e sabemos também que esse número aumenta a cada dia. Por isso, resolvemos colocar como post dessa semana algumas informações básicas sobre esse problema e colocaremos pouco a pouco mais informações por aqui! O texto que segue é da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Espero que gostem e comecem a se preocupar com essa questão!

O que é Hipertensão Arterial?
Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial sistematicamente igual ou maior que 14 por 9 (na linguagem popular). A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

E quais são as conseqüências da pressão alta?
A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração e até a paralisação do órgão. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.

Não deixe de consultar um especialista ou o médico do trabalho, caso sua empresa possua.
Aguardem mais informações nos próximos posts!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.