LER (Lesão por Esforço repetitivo): saiba um pouco mais sobre o assunto

A LER não é uma doença propriamente dita, mas engloba todos os problemas nos ossos e músculos que tenham origem em atividades repetitivas. Normalmente, o mal está ligado ao trabalho, mas isso não é regra, podendo ser causada também por funções domésticas de repetição.
Ficar sentado diante do computador durante horas, todos os dias, pode causar dores, dificuldades de movimentação e formigamento nos dedos. As lesões são mais frequentes em pessoas que digitam muito ou apertam mouse, atendem e transferem telefonemas ou fazem fotocópias e a lesão mais comum é a tendinite, uma inflamação nos tendões. Outras lesões (menos frequentes): síndrome do túnel do carpo, a tendinite de Quervain e o cotovelo de tenista.
Síndrome do Túnel do Carpo: ocorre no meio do punho e inclui dor, formigamento e alterações de sensibilidade;
Tendinite de Quervain: é desencadeada pela rotação errada do punho, atingindo sua lateral, em direção ao polegar;
Cotovelo de Tenista: provoca uma dor na região de fora do cotovelo, originária no antebraço;
Para evitar o surgimento de dores, devemos tomar alguns cuidados básicos como fazer pausas durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo, adaptar individualmente a altura e a posição dos aparelhos como teclados e monitores e é necessário ter muita atenção com a postura.
Outro item importante é a utilização do corpo como um todo. Pense no movimento que você realiza, por exemplo, quando se abaixa para pegar um objeto pesado no chão – o ideal é dobrar os joelhos e usar as duas mãos. Esse tipo de raciocínio serve para todos os trabalhos braçais.
Ajustes ergonômicos nos postos de trabalho também são fundamentais. Por exemplo, no caso do computador, o que se deve observar é a posição dos objetos. A cadeira e a mesa devem ficar numa altura que proporcione maior naturalidade e conforto a quem estiver sentado. A posição mais recomendada do monitor é na altura dos olhos, para evitar que a pessoa abaixe a cabeça e force o pescoço. Para usar o teclado e o mouse, o ideal é que o cotovelo forme um ângulo de 90 graus e os dois pés devem ficar apoiados no chão. O mesmo vale para os notebooks. Para isso, pode ser colocado um suporte debaixo do mesmo para que ele não fique muito baixo em relação aos olhos.

Por isso, não esqueça: uma postura adequada e o descanso são as principais armas para evitar esse mal, além é claro de um correto ajuste ergonômico, feito por um profissional capacitado. Nós temos esse profissional, basta entrar em contato conosco.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.