Mais energia para seu dia a dia

Com a vida intensa que levamos atualmente é natural que fiquemos cansados mais frequentemente e, até mesmo, que tenhamos dificuldades na realização das tarefas diárias.
Pela manhã, ao acordarmos, o natural é estarmos “a mil por hora”. Porém, se a noite anterior não foi bem aproveitada, nossa energia para as atividades do dia fica baixa. Jovens e adultos precisam dormir, em média, de 07 a 08 horas por noite, mas não basta somente a quantidade de sono. É fundamental que a noite de sono tenha qualidade. Para isso, é fundamental desacelerar 10 minutos antes de ir para a cama, o que inclui deixar a internet e a TV de lado nesse momento. O quarto também precisa de um ambiente adequado: deve ser silencioso, escuro e ter uma temperatura amena. Além disso, evite fumar e ingerir bebida alcoólica antes de dormir e o ideal é haver um intervalo de, pelo menos, 02 horas entre o jantar e a hora de dormir.
A energia necessária para encarar nossas tarefas diárias pode ser encontrada também na alimentação. São alguns exemplos de alimentos que ajudam a “estimular” nosso dia a dia: agrião, alcachofra, amêndoa, amendoim, aveia, caju, canela, gergelim, ginseng, girassol, hortelã, nozes, pinhão etc. O café também é um bom estimulante, mas sem exageros (o ideal é até 04 xícaras de 100ml por dia).
Alimente-se adequadamente e com calma, não pule o horário de almoço alegando muito trabalho. Capriche no café da manhã, pois ele é a fonte de nutrientes que vão garantir o pique da manhã. Não deixe de se alimentar pela manhã, é muito importante esse momento. Especialistas dizem que o ideal é fazer, pelo menos, 05 refeições diárias. Café da manhã, almoço e jantar são as principais refeições, mas entre elas é importante se consumir alimentos saudáveis, como frutas, iogurte, barras de cereais etc.
Exercite-se: durante o exercício, o organismo libera a endorfina, enzima que proporciona bem-estar e ajuda a reduzir o stress. Além disso, a prática regular de exercícios físicos está associada à redução de sintomas depressivos e ansiedade. As atividades físicas melhoram a qualidade do sono, desde que não sejam feitos próximos do horário de dormir. É necessário, no mínimo, 04 horas de antecedência.
Alongar-se vária vezes ao dia ajuda na circulação sanguínea e relaxa os músculos, além de favorecer nossa respiração, o que também alivia o stress e aumenta a disposição. Faça pausas para respirar profunda e lentamente, sobretudo nos momentos de maior tensão.
Tenha bons pensamentos, leia coisas divertidas, converse com amigos e tente controlar os momentos de ansiedade. Adquira um hobbie que o faça feliz, pois isso é o mais importante e que reflete muito em nossa saúde.

Gostou? Compatilhe!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.