Mais uma do Pilates: o método é super indicado na gestação

Devido às mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação, um grande número de mulheres sente desconforto ou dores que podem ser resultado de má postura, retenção de líquidos, aumento de peso de maneira súbita ou todos esses aspectos somados.
Dessa forma, o Pilates pode ser utilizado para amenizar essa condição já que é uma modalidade de exercício físico que traz inúmeros benefícios, mas é essencial não ter nenhuma contra-indicação médica e ter o acompanhamento de profissionais qualificados para praticar o método.
Os benefícios são vários, tais como:
– Auxilia no controle do peso já que, por ser um exercício físico, promove gasto calórico.
– Todos os exercícios realizados com o Método Pilates visam à manutenção da postura correta.
– A respiração também é valorizada no método, levando uma boa oxigenação aos tecidos e trazendo benefícios para o bebê.
– Os exercícios promovem fortalecimento da musculatura abdominal, que além de ser importante para a manutenção da postura, auxilia no momento do parto.
– O fortalecimento dos membros superiores vai auxiliar a futura mamãe nas tarefas de vida diária e nos cuidados com seu bebê.
– Favorece a diminuição da retenção de líquidos, já que melhora a circulação sanguínea.
– Promove uma melhora geral no estado mental, já que as endorfinas circulantes produzidas no exercício estimulam o ânimo e aumentam a auto-estima.
– Previne e serve como tratamento para incontinências urinárias, muito comuns durante a gestação.

Até a vida sexual é beneficiada! Os benefícios citados acima já interferem nesse processo (auto-estima, controle de peso, alívio das dores, etc.), mas outro aspecto importante é que algumas mulheres apresentam varizes vulvares que trazem desconforto no ato sexual, e com a redução da retenção hídrica e com exercícios específicos para a região do assoalho pélvico (musculatura da região íntima, localizada na porção inferior da pélvis) essa condição tem melhora significativa.

Mas, o mais importante é seu médico estar de acordo com a realização dessa prática durante o período gestacional. Não esqueça disso e consulte seu médico antes de iniciar a atividade.

E não esqueça: Compartilhe!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.