Pilates: o exercício inteligente

Uma breve “pincelada” sobre o assunto. Aguardem mais posts!

Joseph Pilates, o criador do método, uniu os melhores aspectos disciplinares dos exercícios orientais e ocidentais e é isso que o faz tão especial, que têm alcançado cada vez mais adeptos. Do Oriente, trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente . Do Ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular, força, resistência e intensidade de movimento. Seu método utiliza o corpo todo e não somente uma parte dele, com isso, tanto os grandes músculos superficiais quanto os profundos e pequenos músculos de resistência são utilizados.
Se você é muito forte ou fraco, tem alguma lesão ou está em plena forma, uma sessão de Pilates feita de acordo com suas necessidades, instruída por um bom profissional, será altamente benéfica. Além disso, essa técnica única melhora (e muito!) sua postura, a saúde de sua coluna, sua flexibilidade, força e movimentos do dia-a-dia em todos os aspectos de sua vida. O controle muscular e a consciência postural adquiridos com as aulas podem ser aplicados, por exemplo, ao carregar uma criança no colo, ao sentar para dirigir ou trabalhar e até mesmo na hora de dormir.
Existem alguma variações do método tradicional (em estúdio com aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates), como o mat pilates (no solo) e o pilates com bola, muito comum nas academias. Todos esses métodos não são apenas um exercício físico, mas também mental. O objetivo aqui é ligar a mente ao corpo, começando por ter um tempo para si mesmo (coisa muito difícil hoje em dia) e um lugar calmo, que facilita na concentração no exercício. Há uma respiração correta, também ensinada nas aulas, fundamental para esses exercícios.
Outro aspecto interessante do método é que os exercícios não são feitos com séries de infinitas repetições, sempre há algo novo em cada movimento. Há uma proposta clara por trás de cada exercício e modo de respiração. Tudo é feito com precisão e concentração.
Concluindo: apesar de antigo, acredito que o Pilates é uma inovação em exercícios, onde se une fortalecimento, enrijecimento, postura e prazer em participar das aulas.

Não deixe de conhecer o método, você não vai se arrepender!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.