Proteja-se das doenças mais comuns do inverno

Nessa época do ano, é muito comum o aparecimento de algumas doenças, as tais “doenças típicas de invero”. São elas: gripes e resfriados, amigdalites, asma, bronquites, rinites e sinusites. Para evitá-las, devemos fortalecer nosso sistema imunológico (responsável pela defesa do organismo contra vírus e bactérias) com uma alimentação balanceada, muita hidratação e prática de exercícios físicos.
Os vírus e bactérias aproveitam as aglomerações e os locais fechados para se espalhar e provocar essas famosas doenças, cujo principal alvo é o sistema respiratório.
Para minimizar os sintomas e as possíveis complicações, é de fundamental importância seu tratamento. Procure um médico caso tenha febre, dor de garganta, dores pelo corpo, dificuldade para respirar, tosse persistente, chiado no peito, cansaço, coriza, coceiras no nariz, dor de cabeça, secreção nasal intensa e de coloração esverdeada. Somente esse profissional poderá fazer um diagnóstico correto e receitar o medicamento específico para cada caso. Em muitos casos, o repouso é a melhor solução.
Seguem algumas dicas para fugir desses problemas de sáude:

- Lavar as mãos com frequência (esse deve ser um hábito constante para todas as pessoas).
- Ficar atento às variações de temperatura: sua queda brusca pode facilitar a ocorrência dessas doenças. Agasalhe-se bem.
- Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira (isso facilita o aparecimento de doenças alérgicas).
- Pessoas alérgicas devem manter distância do agente causador da alergia.
- Manter-se sempre hidratado, beber muito líquido.
- Usar soro fisiológico nas narinas e olhos, isso os mantém hidratados e diminui o aparecimento de secreções.
- Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado, bem como a ambientes muito fechados e com grande número de pessoas (as famosas aglomerações). Nesse caso, tente manter arejado o ambiente aglomerado.
- Durma em um local arejado e umedecido. Use e abuse de umidificadores de ar ou toalhas molhadas.
- MANTENHA SUA VACINAÇÃO EM DIA.

Os idosos, as gestantes, os fumantes e as crianças são quem mais precisam de atenção e que mais sofrem com esses problemas. Fique sempre atento caso se encaixe em um desses grupos.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.